Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
24 de Janeiro de 2019
5 4 3 2 1

9 passos para uma boa recepção da equipe escolar

Reunimos dicas de gestores escolares para organizar o retorno de forma acolhedora

Por: Camila Cecílio
Crédito:  Jessy Smith/Unsplash

Com a aproximação da volta às aulas, gestores, professores e funcionários se encontram para debater o planejamento de ações dos próximos meses. Nesse momento, é fundamental acolher quem está chegando pela primeira vez e quem está voltando para a intuição, com uma recepção inspiradora. Abaixo, reunimos alguns bons conselhos de gestores escolares e preparamos um roteiro com dicas práticas para acolher e motivar todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

1 – Organize os ambientes
Salas de aula, de professores, de leitura, laboratórios, banheiros, cozinha, administração e outros espaços devem estar organizados para receber tanto a equipe escolar quanto os alunos. Uma limpeza geral é fundamental para começar bem o ano. Ao sair para as férias de dezembro, também deixe combinado com a equipe de limpeza a arrumação dos armários, da cozinha e despensa de alimentos. O ideal é checar, também, geladeiras, freezers, caixas d’água, filtros e bebedouros.

2 – Cuide da secretaria
Há quem diga que a secretaria é o coração da escola. Nela é onde estão todos os documentos de alunos, professores, funcionários, além das matrículas, resoluções e prestações de contas. Dada à importância do setor, é recomendável que, antes da volta às aulas, tudo por ali esteja organizado e preparado para atender a comunidade escolar, bem como tirar dúvidas que cabem à secretaria escolar.

3 – Receba com carinho
Quem é que não gosta de chegar em um lugar e já se sentir bem-vindo? Pensando nisso, faça o possível para tornar o ambiente receptivo. Mensagens positivas de boas-vindas e cartões com recados personalizados para a equipe, por exemplo, são opções que podem demonstrar o cuidado com o pessoal. Se o orçamento não estiver apertado, é possível pensar também em uma lembrancinha simbólica para os professores, como um chocolate ou uma caneta. Independente de como organizar esse momento, o importante aqui é o espírito de acolhimento.

LEIA MAIS Como acolher bem professores efetivos e temporários

4 – Prepare um café da manhã
Ano após ano, a diretora da EMEF Profª Hilda Weiss e Tresh, de Itapetininga (SP), Sônia Barga prepara um café da manhã daqueles para dar boas-vindas aos colegas. “Quando vamos receber uma visita em nossa casa organizamos tudo bonitinho, não é mesmo? Na escola não é diferente. Faço questão de levar até as xícaras para o café”, conta. Cada participante pode levar um item para compor a mesa e, em seguida, todos comerem juntos. Momentos como esse tendem a gerar interações, integrar os novatos e aproximar ainda mais a equipe.

5 – Quebre o gelo
Mesa feita, agora é hora de pensar em quebrar o gelo e deixar o ambiente leve e descontraído. Uma música ambiente pode ajudar a criar esse clima, mas não deve ser o foco. Como a ideia é criar um ambiente de interação, uma boa pedida são as dinâmicas de grupos ou atividades coletivas. Além de divertir, podem proporcionar novas perspectivas e ajudar os mais tímidos a se integrar. No ano passado, a diretora Sônia leu um texto do educador e filósofo Rubens Alves e propôs a sua equipe uma reflexão sobre a arte de educar. “Foi uma motivação para a equipe durante o ano todo. Acredito que, nessa reunião, temos que lembrar da nossa importância nesse processo”, pontua. Já na EE Brasílio Machado, de São Paulo, a principal dinâmica é trabalhar o autoconhecimento como base para a construção das competências socioemocionais. “Se você se conhece, você se doa, entende o outro e se coloca no lugar dele. Mas, antes, é preciso se conhecer para saber seus limites, saber até onde dá para ir”, garante a vice-diretora Célia Aparecida de Oliveira.

6 – Ressalte a importância de cada um
Durante a reunião, peça aos colegas que se apresentem, informando especialmente nome, função e tempo de serviço dedicado à escola ou à profissão. Em seguida, ressalte a importância que cada um que compõe a equipe escolar tem – desde o professor até a pessoa que cuida da limpeza do prédio. Isso mostra que o profissional é valorizado pela gestão e também faz com que ele se sinta parte de algo maior. Vale, ainda, destacar a importância do trabalho em equipe, que só gera benefícios à comunidade escolar.

7 – Oriente a equipe
Após o primeiro momento de acolhida e descontração, os professores podem se reunir, de preferência em formado de círculo ou meia-lua (o famoso “U”) em uma outra sala ou mesmo, dependendo do tamanho da equipe, na sala dos professores. Use esse momento para dar as orientações administrativas e pedagógicas (horários, dinâmica e normas da escola). Aqui, coordenador e diretor podem trabalhar em parceria para apresentar as informações e tirar eventuais dúvidas sobre a escola, projeto político-pedagógico (PPP). Essa rodada possibilita que os professores se organizem e se familiarizem com a rotina da escola.

8 – Faça retrospectiva do último ano
Avaliar o ano que passou é indispensável para fazer com que o novo seja melhor. Portanto, faça uma retrospectiva de todas as coisas que deram certo e das que deram errado ou precisam melhorar. “Esse procedimento é fundamental no redirecionamento do trabalho da direção, assim também como a discussão da proposta pedagógica da escola. Os professores se sentem valorizados, ouvidos e motivados para iniciar o ano letivo”, frisa a coordenadora Maria Inês Petrini, coordenadora pedagógica da EMEF Iracema Marcondes de Alcântara, em Sarutaiá (SP). Para os novatos não ficarem de fora da discussão, incentive que eles também façam sugestões sobre como os pontos levantados podem ser melhores trabalhados neste novo ano.

LEIA MAIS Semana pedagógica: o que não pode faltar

9 – Prepare a recepção de pais e alunos
A última etapa para uma boas-vindas impecável é preparar toda a equipe para receber pais e alunos. Feita a atribuição de aulas, os professores devem ser conduzidos às suas salas para se familiarizar com o espaço. Também é nesse momento que poderão organizar seus armários e definir com seus pares a organização das salas. Depois de todo alinhamento interno, é hora de abrir as portas da escola para receber toda a comunidade escolar.

Aprofunde sua leitura

Assuntos Relacionados