Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Projeto didático: o que é e como fazer

É uma das formas de construir o conhecimento com sentido e profundidade. Veja dicas para planejar esses projetos

POR:
GESTÃO ESCOLAR
Professora orienta alunos em laboratório de Ciências
Foto: Getty Images

O projeto didático é uma das formas de construir o conhecimento com sentido e profundidade e a razão é simples: ele é um tipo de organização que envolve uma situação-problema com o objetivo de articular propósitos didáticos e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final que vai ser apreciado por alguém).

Ele também dá um sentido mais amplo às práticas escolares, evita a fragmentação dos conteúdos e torna os estudantes corresponsáveis pela própria aprendizagem.

Mas o projeto didático é mais do que isso: ele dá ao docente excelentes oportunidades de aprendizado e aprofundamento sobre a prática.

Confira abaixo quatro dicas para ajudar no planejamento do projeto didático.

- Quem escolhe o tema:

sim, os estudantes podem ter muito interesse em um determinado tema, mas o professor também pode potencializar esse interesse com boas perguntas, bons cenários de pesquisa. É preciso fazer a relação entre o que se escuta dos estudantes com os objetivos de aprendizagem.

- O professor como mediador: o papel do professor na condução de um projeto é o de provocador de novos sentidos e curiosidades. Quando os alunos pedem, a intervenção pode ser feita e a função do professor é apoiar a ampliação dos saberes que circulam no grupo. 

- Qual é o foco do projeto: seu projeto privilegia a leitura e a escrita? Ou também envolve conteúdos de Ciências? Os alunos terão que trabalhar com Matemática? O projeto pode começar concentrado apenas em atividades relacionadas à leitura e à escrita, mas pode ser necessário incluir no processo outros procedimentos como a observação de fatos e fenômenos, formulação de hipóteses, experimentos, levantamentos estatísticos.

- A importância da curiosidade: projetos podem colocar a curiosidade dos estudantes em primeiro plano. É preciso selecionar o que é essencial para determinado processo de pesquisa e pensar em perguntas que propiciem a reflexão entre os alunos.

Quer saber através de um exemplo de um projeto sobre animais do Pantanal? Então clique aqui e também aqui para nossas reportagens completas.