Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Escola promove encontros entre professores efetivos e aposentados

Eu fiz assim

POR:
Sílvio Luís da Silveira Capaverde
Foto: Tamires Kopp
TROCA VALIOSA "Quem já se aposentou oferece ajuda aos professores da atual equipe", conta Sílvio

Aqui, na EMEF Lauro Rodrigues, temos o hábito de fazer várias reuniões durante o ano. Além dos encontros regulares de formação e de equipe, pelo menos uma vez por semestre marcamos um mais informal, com a intenção de fazer uma confraternização. Em 2008, pensamos em organizar algo diferente. Decidimos, então, entrar em contato com todos os professores aposentados que já haviam lecionado na escola desde sua fundação, há 21 anos, e convidá-los para um almoço no mês de outubro, preparado por nossos próprios funcionários.

Logo na primeira vez, já foi um sucesso: tivemos a presença de mais de 80 docentes, entre os antigos e os atuais. Em 2009, chegamos a cerca de 100 pessoas. Todos se mostram muito felizes por reencontrar os colegas e ter a oportunidade de reatar laços de amizade (alguns até acabaram com velhos conflitos criados em tempos anteriores e que tinham ficado mal resolvidos).

Depois do almoço, os aposentados fazem questão de visitar a escola, falar com alunos e funcionários, ver como estão os velhos espaços que eles frequentavam e conhecer os novos para saber como estão sendo usados para a aprendizagem.

Alguns se empolgam tanto que chegam a passar a tarde conversando com os colegas que hoje dão aulas da mesma disciplina. Muitos disponibilizaram tempo e conhecimento para, de certa forma, voltar à ativa e ajudar no dia a dia da escola. Isso fez com que se iniciasse entre os professores uma intensa troca de experiências. Hiran Ardenghi, por exemplo, que dava aulas de Educação Ambiental e cuidava da horta da escola com a ajuda dos alunos, agora vem aqui periodicamente ver como está a produção de hortaliças. Ele gosta de contar detalhes sobre como era o trabalho na época dele e dar dicas aos professores que agora respondem por seus antigos afazeres, como Marcos Alexandre de Souza, professor de Ciências. Hiran sugeriu, por exemplo, maneiras eficientes de organizar os grupos de alunos para garantir que todos possam trabalhar a terra e indicou as melhores espécies para o cultivo em nosso terreno.

A convivência com as antigas gerações está trazendo muitos ganhos para nós. Descobrimos que ao aprender uns com os outros produzimos mais do que quando cada um trabalha por si e temos mais possibilidades de sair em busca de soluções conjuntas e eficientes. Hoje somos um grupo fortalecido, que tem uma convivência harmoniosa e mais tolerância entre seus integrantes.

O almoço deste ano já começou a ser planejado: a atual equipe docente, que formou há algum tempo um grupo de dança, está programando uma apresentação para os convidados no dia do evento. Uma pequena amostra do clima gostoso e saudável que conseguimos criar na escola.

Sílvio Luís da Silveira Capaverde é diretor da EMEF Lauro Rodrigues, em Porto Alegre, RS.

Resolveu um problema em sua escola com criatividade e eficácia? Conte para nós.

Tags