Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Projeto de formação de professores 2º módulo: Diagramas e Resumos

No segundo módulo do projeto de formação de professores em leitura em todas as áreas, conheça outros dois procedimentos de estudo que ajudam a entender qualquer tipo de texto

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Para estudar, o aluno precisa não só saber ler um texto mas também ter condições de entender seu significado. A elaboração de um resumo auxilia nessa tarefa e, por isso, esse gênero deve ser trabalhado em sala de aula, assim como os procedimentos para chegar a ele. É o que mostra este encarte desenvolvido com exclusividade para o projeto Ler em Todas as Áreas, de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR, por Cláudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Conheça as melhores maneiras de elaborar diagramas e esquemas que ajudam a organizar e hierarquizar as ideias, ponto de partida para a produção de resumos.

Projeto de formação Ler em Todas as Áreas

2º módulo: Diagramas e Resumos

Objetivo geral
Formar os professores de 6º ao 9º ano para o trabalho de leitura de textos informativos e o ensino de procedimentos de estudo.

Objetivos específicos
- Ensinar o aluno a estudar.
- Discutir situações didáticas de leitura em contexto de estudo.
- Refletir sobre estratégias que favoreçam o domínio de algumas práticas de linguagem ligadas ao estudo: fazer esquemas, diagramas e resumos.
- Conhecer bibliografia sobre gêneros de apoio à leitura.

Conteúdos do 2º módulo
Seleção, organização e registro de informações em situações didáticas de leitura e procedimentos de estudo (esquemas ou diagramas e resumos).

Tempo estimado
Dois meses.

Material necessário
O texto O Ensino do Resumo na Sala de Aula, de Isabel Solé, de Estratégias de Leitura, Ed. Artmed.

Desenvolvimento
1ª etapa - Debate inicial

Proponha aos professores que recuperem os conceitos sobre resumo discutidos em reuniões anteriores, lembrando que ele é uma organização das informações obtidas em um texto em função do conhecimento prévio e dos propósitos de leitura. Ressalte que, antes de produzir um resumo, é fundamental compreender o sentido global do conteúdo que está no texto-fonte, delimitando blocos de ideias que tenham unidade de significação. Ensinar o aluno a construir esquemas ou diagramas que ajudem a visualizar, organizar e hierarquizar as ideias é uma boa estratégia para elaborar o resumo, evitando produções superficiais ou cópias desenfreadas. Conduza a reunião da seguinte maneira: 

1. Recupere com os professores os principais conceitos da primeira parte do texto O Resumo, de Isabel Solé. Se necessário, entregue uma cópia do fichamento completo do texto (publicado no site de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR juntamente com o módulo 1 dos encartes) para leitura e discussão. 

2. Em seguida, peça aos professores que leiam O Ensino do Resumo na Sala de Aula, de Isabel Solé (parte dele está reproduzida no quadro abaixo)

O ensino do resumo na sala de aula de Isabel Solé

É importante os alunos responderem por que precisam resumir, que assistam aos resumos efetuados pelo professor, que resumam conjuntamente e que possam usar esta estratégia de forma autônoma e discutir sua relação. Não vou insistir no que já comentei em capítulos anteriores, embora caiba recordar que o processo de ensino e aprendizagem não difere no essencial. No caso do resumo, Cooper (1990), com base nos trabalhos de Brown e Day (1983), sugere que para ensinar a resumir parágrafos de texto é necessário:
- Ensinar a encontrar o tema do parágrafo e a identificar a informação trivial para deixá-la de lado.
- Ensinar a deixar de lado a informação repetida.
- Ensinar a determinar como se agrupam as ideias no parágrafo para encontrar formas de englobá-las.
- Ensinar a identificar uma frase-resumo do parágrafo ou a elaborá-la.
Como podem ver, são as mesmas regras que já mencionamos anteriormente e que também são úteis para encontrar as ideias principais. Pois bem, podemos considerar que o resumo de um texto pode ser assimilado ao conjunto das suas ideias principais? Se nos ativermos ao processo que os especialistas determinam para estabelecê-los, sem dúvida nos encontraremos diante do mesmo procedimento, porém minha resposta à pergunta formulada é negativa. Parece-me que o resumo de um texto é elaborado com base naquilo que o leitor determina como ideias principais, que transmite de acordo com seus propósitos de leitura. Assim, poderíamos dizer que a determinação das ideias principais de um texto é uma condição necessária, porém não suficiente, para chegar à concretização do resumo, essa elaboração que, segundo Van Dijk, mantém relações muito particulares com o texto do qual provém. O resumo exige a identificação das ideias principais e das relações que o leitor estabelece entre elas, de acordo com seus objetivos de leitura e conhecimentos prévios.

3. Terminada a leitura individual, forme duplas e proponha que, sem consultar o texto recém-lido, cada um relate ao parceiro o que apreendeu. 

4. Em seguida, solicite que todos socializem com o grupo as ideias recuperadas. É bem provável que os relatos sejam imprecisos e incompletos. 

5. Questione sobre as dificuldades encontradas. Pergunte ao grupo se com uma única leitura é possível recuperar todos os pontos importantes: quais eles retiveram com mais facilidade? Por que isso aconteceu? Que estratégias proporiam aos alunos para que sejam capazes de expor ideias mais completas e organizadas? Um esquema ou diagrama do conteúdo do texto pode ser uma estratégia?

2ª etapa - Representação

Na reunião seguinte, proponha um resumo do texto com base em um diagrama. Vale lembrar que diagrama ou esquema são práticas de representação que ajudam na retenção das informações e sua produção constitui a etapa anterior ao resumo. Muitos são os modos de fazer um esquema ou diagrama. O importante é ensinar a elaborá-los considerando os blocos de significação ou, em outras palavras, as articulações das ideias e os desdobramentos delas no texto-fonte. A construção de um diagrama para representar de forma organizada e completa as ideias pode ser conduzida da seguinte forma: 

1. Releia com os professores o texto. O grupo deve reconhecer e nomear os blocos significativos. As ideias principais podem ser grifadas para facilitar a construção do diagrama (como mostra o exemplo no quadro acima). No início do texto, a autora apresenta os pressupostos para elaborar resumos. Observe que ela não usa a palavra "pressupostos". É o leitor que vai criar essa denominação para o que aparece listado no começo do texto. Outros nomes são possíveis (por exemplo, "condições para propor um resumo", "primeiros passos antes de escrever resumos" etc.). Por isso, considere todas as sugestões que surgirem. Escreva em um retângulo o título do texto e o nome da autora. Puxe uma seta e, em um novo retângulo, escreva "Pressupostos". Com base nesse retângulo, vá relacionando outros, agora com os pressupostos que a autora apresenta para a elaboração do resumo (veja o quadro abaixo).

 

Diagrama 1 - ensino de resuno na sala de aula

2. Na continuação do texto, a autora, sem anunciar ao leitor, apresenta sua concepção de resumo. Esse novo e segundo bloco significativo, como o primeiro, é o leitor que tem de perceber. No diagrama, o segundo bloco aparece ao lado do primeiro e recebe os blocos acessórios conforme avança a leitura. 

3. Repita esses procedimentos até o diagrama ficar completo.

3ª etapa - Práticas de representação

Apresente o diagrama construído em conjunto usando data show ou retroprojetor e incentive os professores a criar outras representações.

4ª etapa - Resumo oral

Peça que os professores, olhando o diagrama, façam um resumo oral do texto. Essa prática permite tentar organizar as ideias principais - perceba como essa fala será bem diferente da realizada na primeira etapa desta sequência. Lembre ao grupo que, na sala de aula, com a leitura do diagrama, os alunos terão de escrever o resumo sem consultar ou copiar passagens do texto-fonte. Para isso, antes de escrever, eles devem expor oralmente as ideias representadas no esquema ou no diagrama. Instrua os professores: em atividades assim, é necessário que o maior número de alunos leia em voz alta o diagrama. A cada leitura, é possível fazer acertos na maneira como as ideias são apresentadas. Ouvindo várias vezes os colegas, eles vão se apropriar do conteúdo do texto e do modo como ele foi organizado. Como última tarefa desta etapa, peça que os professores, consultando apenas o diagrama, escrevam o resumo do texto de Isabel Solé para o próximo encontro.

5ª etapa - Modelo de resumo

Comece esta etapa com a leitura pelos professores dos resumos preparados. Observe se foram indicados o título e a autoria e se eles consideraram os blocos delimitados no diagrama. É possível que alguns textos não tragam essas formulações. Utilize o modelo abaixo como parâmetro para discutir a produção dos professores e observe se todos os itens foram contemplados.

Modelo de resumo

O texto _________ (título), de ________ (autoria), trata de ______(tema do texto).
Ele pode ser dividido em ____ (número de partes) blocos significativos.
No primeiro, o autor apresenta ________________________ (tema do primeiro bloco).
No segundo, aparece ________ (tema do segundo bloco).
Na terceira parte, ______ (tema do terceiro bloco).
O autor conclui que_____________________________.

6ª etapa - Atividade

Depois de retomar o passo a passo da etapa anterior (leitura atenta, criação de diagrama, resumo oral, elaboração da versão final do resumo), trabalhe os textos trazidos pela equipe. Essa atividade é fundamental para que o grupo se aproprie dos procedimentos e antecipe o trabalho que desenvolverão posteriormente em sala de aula. Conduza a reunião da seguinte forma: 

1. Cada professor deve levar cópias de um texto de sua área do conhecimento que pretenda trabalhar em classe com os alunos. 

2. Observe a complexidade dos textos selecionados. Às vezes, os usados em sala de aula já são resumos que estão em livros didáticos e esses não são os mais indicados para essa atividade. 

3. Forme duplas e peça que leiam, em silêncio, o texto que trouxeram e o do colega. 

4. Em seguida, solicite à dupla a montagem de um diagrama para cada um dos textos lidos. 

5. Peça que alguns professores apresentem os diagramas preparados, discutindo os blocos significativos que foram identificados. 

6. Considerando os diagramas apresentados, construa coletivamente um modelo para o texto-resumo (que pode ter como base o do quadro abaixo).

Diagrama 1 - ensino de resuno na sala de aula

7. Ao término das atividades, é fundamental colher as impressões dos professores e estimulá-los a trabalhar com os alunos o que foi realizado nas reuniões. 

8. Recorde aos professores que são eles que vão decidir quando trabalhar o resumo com os alunos de acordo com a situação didática da aula.

Tags