Uma escola sem projeto político-pedagógico, o chamado PPP, é como uma casa sem teto e sem chão: pode até ter sido feita com esmero, mas só pode se localizar na rua dos bobos. O documento expressa a identidade da escola, reúne os princípios educacionais e pedagógicos e orienta as ações cotidianas, além de ser uma exigência legal.
Da nossa atuação, percebemos que muitas vezes é difícil motivar os pais a ir a uma reunião sobre o tal PPP. Eles enxergam isso como algo técnico e burocrático – o que, definitivamente, não é pra ser! Por isso a importância de fazer uma convocatória e uma pauta que mostrem como o PPP se materializa no dia a dia da escola, na prática da sala de aula – e, principalmente, qual o impacto no processo de aprendizagem das crianças e jovens.
O principal objetivo desse encontro – que pode ser feito a um grupo de famílias ou individualmente – é esclarecer como o projeto se expressa no dia a dia da instituição, deixando claro que ele não se trata de apenas uma carta de intenções . Onde não há orientador educacional, a reunião pode ser conduzida pelo diretor, o coordenador pedagógico ou um professor. O profissional deve destacar a visão da escola sobre alguns aspectos básicos:
- Concepção de aprendizagem: Aprender é repetir o que foi ensinado ou estabelecer relação com outros conhecimentos que o aluno já possuía?
- Interação entre os estudantes: Acontece somente no intervalo, porque o professor precisa de silêncio na sala de aula para explicar bem os conteúdos, ou as turmas são estimuladas a trabalhar em duplas e grupos durante as aulas?
- Ensino das diferentes disciplinas: As aulas são focadas em explicações dadas pelo professor ou na elaboração de hipóteses e na construção de conhecimento a partir de uma questão levantada pelo docente?
- Materiais utilizados: São adotados livros didáticos, apostilas ou materiais produzidos na própria escola?
- Carga horária para cada disciplina: Quantas disciplinas existem na série em que o aluno vai estudar? Quanto tempo por semana ela terá de cada uma?
- Processo de avaliação: Quando acontecem as avaliações e qual o seu objetivo? Elas servem como maneira de medir o que o aluno sabe ou como ferramenta do planejamento pedagógico?
Esses são alguns pontos essenciais, mas não devem ser os únicos discutidos. É preciso que haja espaço para que as famílias apresentem suas questões. Se possível, pode ser interessante distribuir um folheto ou uma pequena carta reforçando os pontos destacados na reunião.
Educador, como funciona a comunicação do PPP às famílias na sua escola? Vocês possuem algum tipo de documento que resuma seus pontos principais? Compartilhem conosco nos comentários.
Boa semana, educador. Boa semana, educadora!