Na escola em que sou coordenadora, há um projeto de leitura que está organizado com várias ações. Entre elas está a leitura diária, realizada, pelo professor, em voz alta, e que hoje vou contar como fazemos.
Essa leitura consiste em o professor ler para os alunos, diariamente, para alcançar os seguintes objetivos: repertoriar as crianças com boas leituras literárias, ler para elas textos que não dariam conta de lerem sozinhas, estimular para o hábito da leitura, demonstrar que este é um momento semelhante aos que temos fora da escola, por exemplo, quando lemos para outras pessoas.
Os textos lidos são contos, fábulas, lendas, crônicas, poemas. São sempre literários. O horário é nobre, acontece no início do período e não ultrapassa quinze minutos.
Como preparar as leituras?
Os professores devem seguir alguns procedimentos para que o objetivo da leitura seja atingido.
1) Antes da leitura
- Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia.
- Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia. As crianças podem querer copiar e não prestar atenção na leitura. Aliás, oriento meus professores para pedirem, aos alunos, que nem abram suas mochilas.
- Organizada a classe para a audição, o professor deve apresentar o livro, o título da leitura, contextualizar o autor (falar sobre ele) e dizer se é um conto ou uma crônica, por exemplo.
2) Durante a leitura
- O professor não deve fazer paradas na leitura para saber se os alunos estão compreendendo, nem para explicar o significado das palavras. O foco não é a interpretação.
3) Depois da leitura
- O professor pode compartilhar, com os alunos, seu comportamento de leitor experiente, por exemplo, mostrando-se emocionado ou entusiasmado com o texto que escolheu ou relendo alguns trechos.
O registro das leituras
Oriento os professores para que registrem numa planilha (veja aqui o modelo) todas as leituras que fazem durante o ano. Faço o acompanhamento do que os professores estão lendo para as crianças, por meio dessas planilhas que vão para o portfólio da classe.
Como os portfólios passam para os professores dos anos seguintes, estes podem identificar o que já foi lido para a turma e, assim, não repetirem leituras.
Os alunos da Escola Maria Aparecida já se habituaram a esse momento de leitura e gostam muito.
E vocês, têm essa ação no projeto de leitura da escola?
Beijos, Maria Inês