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Leitura em voz alta pelo professor: por que e como fazer?

Na minha escola os alunos ouvem pelo menos uma história por dia

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Na minha escola os alunos ouvem pelo menos uma história por dia

Na escola em que sou coordenadora, há um projeto de leitura que está organizado com várias ações. Entre elas está a leitura diária, realizada, pelo professor, em voz alta, e que hoje vou contar como fazemos.

Essa leitura consiste em o professor ler para os alunos, diariamente, para alcançar os seguintes objetivos: repertoriar as crianças com boas leituras literárias, ler para elas textos que não dariam conta de lerem sozinhas, estimular para o hábito da leitura, demonstrar que este é um momento semelhante aos que temos fora da escola, por exemplo, quando lemos para outras pessoas.

Os textos lidos são contos, fábulas, lendas, crônicas, poemas. São sempre literários. O horário é nobre, acontece no início do período e não ultrapassa quinze minutos.

Como preparar as leituras?

Os professores devem seguir alguns procedimentos para que o objetivo da leitura seja atingido.

1) Antes da leitura

- Preparar a leitura: ler com antecedência para conhecer o texto, para saber onde precisa entonar a voz e onde parar, se for um texto que será lido por mais de um dia.

- Ao chegar à sala de aula, não escrever nada na lousa, por exemplo, cabeçalho ou agenda do dia. As crianças podem querer copiar e não prestar atenção na leitura. Aliás, oriento meus professores para pedirem, aos alunos, que nem abram suas mochilas.

- Organizada a classe para a audição, o professor deve apresentar o livro, o título da leitura, contextualizar o autor (falar sobre ele) e dizer se é um conto ou uma crônica, por exemplo.

2) Durante a leitura

- O professor não deve fazer paradas na leitura para saber se os alunos estão compreendendo, nem para explicar o significado das palavras. O foco não é a interpretação.

3) Depois da leitura

- O professor pode compartilhar, com os alunos, seu comportamento de leitor experiente, por exemplo, mostrando-se emocionado ou entusiasmado com o texto que escolheu ou relendo alguns trechos.

 O registro das leituras

Oriento os professores para que registrem numa planilha (veja aqui o modelo) todas as leituras que fazem durante o ano. Faço o acompanhamento do que os professores estão lendo para as crianças, por meio dessas planilhas que vão para o portfólio da classe.

Como os portfólios passam para os professores dos anos seguintes, estes podem identificar o que já foi lido para a turma e, assim, não repetirem leituras.

Os alunos da Escola Maria Aparecida já se habituaram a esse momento de leitura e gostam muito.

E vocês, têm essa ação no projeto de leitura da escola?

Beijos, Maria Inês