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Blog Coordenadoras em Ação
Muriele Massucato
Eduarda Diniz Mayrink

Qual é a função da gestão e dos professores na reunião de pais

09 de Fevereiro 2017 - 18:30

Realizar reuniões de pais é uma das minhas ações importantes enquanto coordenadora. Junto aos professores, geralmente organizo encontros em determinados período do ano, especialmente no fechamento dos bimestres.  É necessário que as famílias criem o hábito de participar da vida escolar das crianças para perceber como é importante se relacionar com a escola na busca pela Educação de qualidade para seus filhos. Cabe a nós, coordenadores, e à direção criar meios de aproximação com a comunidade, perceber suas necessidades e orientá-la. A minha colega Muriele Massucato falou sobre a pauta que a escola dela fez para recepcionar as famílias neste ano.

Onde trabalho, também faremos uma primeira reunião, principalmente porque a gestão da escola mudou e temos de apresentar os professores novatos na equipe. Mas não é só isso. Depois de muito tempo de observação, notei que muitos pais procuram a instituição com dúvidas em relação ao estilo dos docentes, orientações, regras, atividades, desenvolvimento dos conteúdos, organização e outros questionamentos que podem ser facilmente respondidos de uma só vez no início do ano. Além da pauta definida, é preciso ter claras as funções de cada um para que tudo funcione. Separei quais são as ações essenciais da gestão e dos professores nessa empreitada.

DIREÇÃO E COORDENAÇÃO

  • Comunicar aos pais qual é a concepção de trabalho da escola e como será organizado o ano letivo das crianças: horário, calendário, eventos e períodos de avaliações;
  • Explicar o funcionamento e as regras da instituição: uniformes, entrada e saída, itens proibidos e autorizados, horários da secretaria e da biblioteca;
  • Esclarecer quais as responsabilidades da unidade escolar e quais as dos familiares;
  • Apresentar as pessoas que trabalham na escola em prol da aprendizagem das crianças, especificando função e setor;
  • Definir com os pais o melhor dia e horário para que sejam feitas as reuniões;
  • Dar informes gerais que restarem e destacar a importância de que eles colaborem com a instituição em prol da aprendizagem das crianças.

PROFESSORES

  • Comunicar como é organizado seu trabalho em sala de aula: rotina, ações e instrumentos que utilizam para acompanhar os alunos, formas e periodicidade das avaliações, organização da sala e dos alunos nas atividades;
  • Explicar como devem ser organizados os materiais das crianças e os cadernos, assim como as maneiras como eles podem acompanhar as lições de casa e progresso das crianças;
  • Escutar as famílias e deixar um momento para colocarem suas dúvidas ou inquietações, considerando que as expectativas delas dependem da faixa etária dos alunos. Caso um pai queira falar de sua expectativa particular, vale a pena agendar uma reunião individual.

É necessário que as famílias criem o hábito de participar da vida escolar das crianças. Por outro lado, a instituição deve ser a responsável por criar meios de aproximação com a comunidade, orientando e mostrando que educar não é papel exclusivo das unidades de ensino, é papel de todos. Todos juntos lutando por uma melhor educação. Já definiu a pauta da reunião de pais na sua escola? Conte para gente aqui nos comentários.

Um abraço e até semana que vem,

Eduarda

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