Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

6 perguntas sobre a inscrição de voluntários do Novo Mais Educação

Escolas inscritas no programa têm até 30 de junho para enviar os dados para cadastro no sistema

POR:
Larissa Darc
Foto: Shutterstock

O Novo Mais Educação destina recursos financeiros para a realização de atividades em tempo integral em escolas públicas. Ele substitui o Mais Educação, dando um enfoque maior em Língua Portuguesa e Matemática. Na sua nova versão, o programa cria a figura do mediador de aprendizagem e do facilitador, responsáveis por aplicar as atividades.

As escolas têm até 30 de junho para cadastrar esses voluntários. Caso percam o prazo de preenchimento dos dados, as instituições podem ficar inabilitadas de receber os recursos do programa. GESTÃO ESCOLAR preparou um pequeno roteiro para quem estiver reunindo as informações para inscrever sua unidade no Novo Mais Educação e tem dúvidas sobre esses novos agentes do processo.

Quem pode ser voluntário?

Para o acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa e Matemática, podem ser usados estudantes de licenciatura que dominem os conteúdos necessários. Em outras atividades, nem essa formação é necessária, desde que se tenha habilidade específica para realizar a atividade. "Se a pessoa entende de capoeira, dança ou xadrez, por exemplo, pode repassar os seus conhecimentos. Apenas esportes de quadra requerem uma formação específica", explica Adriana Jacobucci Ribeiro, assistente técnica educacional da Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Miguel Paulista, bairro da Zona Leste de São Paulo.

Professores podem atuar no programa?

Por se tratar de um trabalho filantrópico, não há impedimento na colaboração. Mas docentes concursados na rede pública não poderão receber ajuda de custo para as tarefas ligadas ao programa.

E ex-alunos, podem participar?

Sim. Aliás, há exemplos disso. Na EMEF João Augusto Breves, uma das primeiras na Zona Leste de São Paulo a participar do programa, antigos estudantes são aproveitados. "Na seleção, nós convidamos ex-alunos que costumavam participar dos projetos da instituição e aprovamos essas escolhas com o conselho escolar", conta Maria Tereza Gelain, diretora da unidade.

Qual é a diferença entre o mediador de aprendizagem e o facilitador?

O mediador de aprendizagem é responsável pelo acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática. Já o facilitador desenvolverá as atividades de livre escolha da instituição.

Qual é o valor da ajuda de custo?

O recurso financeiro para custear o transporte e alimentação dos mediadores de aprendizagem é de 150 reais para acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática. Facilitadores terão a carga horária de 15 horas, recebendo 80 reais nas regiões urbanas e 120 reais nas escolas rurais.

Quanto pode ser gasto com os materiais utilizados?

Em lugares que optarem pela carga horária de 5 horas, serão destinados 5 reais para cada aluno que participar. Nos de 15 horas, serão 15 reais por adesão. Esse dinheiro pode ser utilizado para a compra de utensílios utilizados e contratação de serviços necessários para a realização dessas ações.