Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Coleta de dados do Censo Escolar 2017 está aberta

Diretores e responsáveis pelas escolas devem informar dados relacionados à matrícula inicial, que inclui informações detalhadas sobre a escola, alunos e funcionários

POR:
Laís Semis

O levantamento, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já abriu o sistema de coleta de dados Educacenso de 2017. Esta primeira etapa do Censo Escolar reúne informações relacionadas à Matrícula Inicial. Gestores de escolas públicas e privadas de Educação Básica e profissional devem informar dados de identificação do gestor, caracterização, infraestrutura, recursos humanos, alimentação escolar e informações complementares sobre modalidades e atividades oferecidas, além de turmas, alunos e profissionais em sala de aula. A data de referência para o levantamento deve o dia de abertura do sistema (31 de maio de 2017).

A declaração é de responsabilidade dos diretores ou responsáveis pelas escolas e deve ser realizada até 31 de julho. O Censo Escolar a principal fonte de dados da Educação Básica, por isso, é de grande importância que as informações fornecidas sejam precisas. Este instrumento dá subsídio para repasse de recursos e serve de referência para criação de políticas públicas. Além disso, nos anos ímpares, também serve como base para planejamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as taxas de aprovação declaradas são utilizadas para o cálculo do próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para facilitar o preenchimento, o sistema permite remanejar turmas, alunos e profissionais cadastrados em 2016 no Sistema para o Censo deste ano. Confira abaixo as instruções como fazê-lo:

O site do Inep também disponibiliza uma página com as principais dúvidas sobre o preenchimento do Censo, além de outras informações sobre o levantamento. Acesse aqui.