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Fechamento do semestre: 4 ações fundamentais

POR:
Joelma Souza
Crédito: Rafael Araújo


Todo fim de ciclo pede que olhemos para ele e possamos identificar processos que foram bem-sucedidos e outros que precisam ser aprimorados. Em maio, falamos aqui no blog sobre fechamento de bimestre. Hoje, vamos falar sobre o encerramento de um ciclo maior: o semestre. Todos os encaminhamentos do primeiro semestre – planejados lá em janeiro ou até no ano passado –  merecem uma atenção especial para redimensionar as práticas pedagógicas que a escola desenvolve. E este é o momento ideal para redefinir caminhos e acertar alguns rumos. A avaliação em curso é a melhor forma de garantir que a instituição está atingindo seus objetivos na aprendizagem. Assim, é possível pensar em ações que podem contribuir significativamente para o próximo semestre:

1. Escuta sensível: precisamos ter a sensibilidade de observar as falas da equipe docente nos momentos de planejamento, encontros de formação e momentos de discussão do processo como os conselhos de classe. A equipe pode dar muitos subsídios sobre o que está funcionando e o que precisa ser revisto nos processos.

2. Redimensionamento das ações pedagógicas: a prioridade devem ser as práticas de sala de aula. Para tal, precisamos acompanhar mais de perto esses processos a partir das observações de sala de aula, conversas e feedback com cada professor. Esse acompanhamento permite visualizar melhor pontos fortes e fracos que precisam ser desenvolvidos e determina as ações prioritárias para atingir os objetivos de aprendizagem dos alunos.

3. Reorganização da rotina: o que você e sua equipe estão fazendo que ocupa muito da agenda e não tem trazido o resultado esperado? Como e quais processos podem ser otimizados? Como as tarefas podem ser compartilhadas a fim de facilitar o dia a dia da equipe? A partir da necessidade da equipe gestora e docente podemos pensar outras maneiras de organizar nossas atividades visando nos aproximar mais dos objetivos da instituição. Vale considerar aqui as práticas que necessitam de um atendimento mais direto e objetivo em sua continuidade e a definição de papéis mais clara entre os membros gestores.

4. Revisão do calendário: a partir dos indicativos tirados nos tópicos 1 e 2, é hora de rever datas e prazos. Pode haver necessidade de redistribuir momentos de estudos e discussões como garantia do processo de formação do professor nos pontos que ainda são necessários e importantes como parte das práticas pedagógicas, por exemplo.

5. Análise detalhada dos dados:após tabular os dados de aprendizagem atingidos até o momento, precisamos nos debruçar sobre ele para garantir mudanças. Para isso, o ideal é revisitar as metas tiradas no planejamento do ano e considerar quais ações não foram eficientes ou não tão eficazes para chegar onde se tinha planejado. Chegamos na metade do ano. O que (e quanto) é preciso fazer para atingir o objetivo? É possível chegar lá? Quais ações ainda são possíveis e viáveis a serem executada pela escola num tempo menor diante do cenário? Estes são alguns questionamentos que podem ser compartilhados pela equipe para guiar o replanejamento.

E você, querido amigo diretor, o que tem feito e pensado para concluir o semestre? Socialize conosco aqui no blog! Faremos uma bela discussão e aproveitaremos a prática um dos outros para manter vivo nosso processo educacional. Aguardo suas contribuições!

Um grande abraço e até quarta,
Joelma