Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Gestores já podem selecionar obras do PNLD 2019

Escolha deve ser feita até o dia 10 de setembro por meio de sistema online

POR:
Larissa Teixeira


Professores, gestores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas podem selecionar, a partir desta quinta-feira (23), as obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Estão disponíveis livros da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escolha deve ser feita até o dia 10 de setembro no Sistema PDDE Interativo.

Como neste ano a seleção será feita online, os diretores não receberão uma carta senha para o registro das obras. Caso a escola ainda não tenha acesso ao sistema, o gestor deve entrar em contato com a Secretaria de Educação para solicitar a liberação.

LEIA MAIS  PNLD tem maior mudança em 20 anos (conteúdo exclusivo para assinantes)

No Guia PNLD 2019, disponível no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os educadores têm acesso ao conteúdo das obras desta edição e podem conferir mais orientações sobre o programa.

Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) implementou uma série de mudanças no PNLD, fazendo a maior reforma no programa desde 1995. Agora, os secretários municipais e estaduais podem, se quiserem, escolher os livros que serão adotados por toda a rede, será possível indicar livros para professores da Educação Infantil e de Educação Física, que antes não eram contemplados, e os estudantes do Ensino Fundamental 1 poderão ficar com os livros ao final do ano letivo, em vez de devolvê-los às escolas.

LEIA MAIS  O papel do coordenador na escolha do livro didático

Além disso, esta será a primeira vez que os livros indicados pelo MEC já estarão de acordo com as habilidades e competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, aprovada no final de 2017.

Tags

Aprofunde sua leitura