Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Gestor deve se opor à inércia e aceitar riscos

Passar da cultura ineficiente para os resultados envolve mudança de hábitos e valores

POR:
Ana Élen Ferreira Moitinho
Mesa de reunião
Foto Getty Images

Os erros e acertos fazem parte da rotina do gestor escolar.

Levando em conta a função social da escola, o gestor escolar precisa estar apto para atender as inúmeras demandas que a sociedade do conhecimento exige hoje, promover uma relação de estreitamento com a comunidade e, além disso, contemplar o domínio técnico dos recursos materiais, financeiros e pedagógicos da escola. Os desafios são constantes.

Para começar, o gestor escolar precisa saber organizar e gestar bem a sua própria vida. Desta maneira, precisa ter perspectivas, princípios e valores, saber lidar com derrotas, vitórias, perdas e ganhos.

LEIA MAIS Reunião pedagógica: como colocar o professor no centro do planejamento

A escola geralmente é uma instituição que reage negativamente a mudanças, e todos os rituais de passagem são enfrentados com resistência. O segredo do sucesso de um bom gestor é se opor a essa inércia. Passar de uma cultura ineficiente para uma que traga resultados positivos envolve mudança de hábitos, valores e até de arquitetura.

Para liderar as mudanças e implantá-las, o gestor deve ter a consciência da existência de riscos para que assim possa evitar possíveis erros, por meio de um planejamento bem elaborado e participativo. No entanto, os erros e acertos do passado podem ser fundamentais para direcionar as decisões futuras.

Divisão de responsabilidades

Atualmente não cabe mais ao Gestor Escolar uma postura autoritária, na qual só ele define, opina, resolve. A postura autoritária é um dos maiores erros que o gestor escolar pode cometer. Tomar para si toda a responsabilidade acerca de qualquer assunto pode sobrecarregar, além do fato de que ninguém tem conhecimentos apropriados para tomar as melhores decisões em todos os assuntos. O ideal é dividir a responsabilidade e delegar decisões simples a outros colaboradores, realizando a descentralização da gestão.

LEIA MAIS Gestores já podem selecionar obras do PNLD 2019

Hoje, toda comunidade escolar participa das decisões da escola, é a chamada Gestão Democrática-Participativa, na qual, se houver acerto, todos acertam juntos e, se houver erro, todos erram juntos.

O gestor deve aliar conhecimento, habilidade, jogo de cintura e até ousadia. Não deve se intimidar em inovar, em arriscar para obter sucesso. O gestor precisa conhecer muito bem sua função para saber identificar as dificuldades e expô-las aos seus pares e ao poder público.

Gestores motivados fazem a diferença, gestores com conhecimento bibliográficos tendem a acertar mais nas decisões, considerando que contam com outras visões e possibilidade garantindo assim maior capacidade de acertos nas decisões educacionais diárias.

Postura positiva X Negatividade

É preciso destacar também que, quando se tem um gestor/líder com postura positiva em suas ações, isso normalmente contagia a equipe que se torna motivada, sem medo de mudanças, de desafios. O gestor, dessa maneira propicia a busca da satisfação pessoal pelo profissional que ali atua.

Uma liderança com negatividade acaba por reprimir a equipe, inibindo a participação e o envolvimento da mesma para as ações a serem atingidas, revelando, geralmente um líder autoritário, que amedronta sua equipe na busca de resultados.

Cabe ao gestor servir e liderar, compartilhar acertos e insucessos, ajudar, acolher, aceitar críticas e opiniões, criar ambiente que envolva prazerosamente toda a instituição e acima de tudo ter amor e vontade para fazer do seu trabalho não uma obrigação penosa, mas uma realização prazerosa voltada para a educação dos alunos, da sua equipe e da sua comunidade, valorizando sempre o conhecimento e a realização pessoal e coletiva de todos.

Sabemos que fazer tudo funcionar no ritmo certo depende da boa administração de muitos fatores e que isso demanda tempo. Mas gerir com excelência é se manter na busca constante pelo desenvolvimento da equipe e pela melhoria dos processos. Quanto mais você se esforçar, melhor serão os resultados da sua instituição.

Ana Élen Ferreira Moitinho é diretora do Centro de Ensino Fundamental 15 do Gama – Distrito Federal

Aprofunde sua leitura