Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
Produzido por:
Conviva Educação
5 4 3 2 1

Orientações para o planejamento da Semana Pedagógica

Veja orientações de como as secretarias de Educação podem organizar suas reuniões para iniciar o ano letivo

Foto: Getty Images

Para que o ano letivo seja o melhor possível, um planejamento que envolve equipe técnica, gestores escolares e professores é essencial. A Semana Pedagógica ou Jornada de Planejamento, como são chamados os dias de reunião com os profissionais da educação que ocorrem antes do início das aulas, tem um grande valor sobre a qualidade do atendimento oferecido aos estudantes.

LEIA MAIS   Baixe apresentação em PDF para primeira reunião pedagógica do ano

Nesta reportagem, você encontra orientações indicadas pelos professores Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) e presidente da Undime São Paulo, e Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro (ES), presidente da Undime Espírito Santo e da Undime Região Sudeste.

Abaixo, disponibilizamos novos dados importantes, já considerando o contexto educacional de 2019. Esperamos que gostem e que seja útil!

 

BNCC, BNCC, BNCC, BNCC, BNCC e BNCC
O assunto do momento é, sem dúvida, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os municípios acabaram de criar ou revisar seus currículos (criados recentemente nos estados e, em alguns casos, adaptados para suas realidades) que indicam o que deve ser trabalhado, tomando como referência a BNCC. Mas resta um grande desafio: fazer com que as orientações indicadas nos documentos estejam refletidas nos Projetos Políticos-Pedagógicos (PPP) e alcancem os planos de aula dos professores.

Por isso, apresente o planejamento de 2019 que a secretaria criou relacionado a esse assunto e indique já na Semana Pedagógica tempo suficiente para formação dos educadores. No vídeo abaixo, elaborado pelo Conviva, você vê o passo a passo necessário para a construção do PPP, com o papel da secretaria e das escolas:

 

No vídeo abaixo, Marcelo Ferreira da Costa comenta, em pouco mais de 1 minuto, sobre a importância desse momento formativo e a necessidade das adequações realizadas com de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

 

Atenção para as avaliações
O Ministério da Educação divulgou os documentos de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb, cujos resultados compõem o próximo IDEB. Em 2019, estão previstas no calendário as avaliações para o 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, além da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio. Trate sobre o assunto na Semana Pedagógica: é fundamental que sua rede tenha clareza sobre a estrutura das avaliações para orientar o trabalho com os estudantes.

No vídeo abaixo, veja uma reflexão sobre o uso dos resultados das avaliações:

Momentos coletivos e em pequenos grupos
Inclua na programação momentos coletivos para informes e discussões, mas também situações em que os participantes se dividam em grupos conforme a etapa de ensino em que trabalham (educação infantil e ensino fundamental), a ocupação que têm (gestores escolares e professores) ou a dedicação para mesmas áreas do conhecimento (língua portuguesa, matemática, educação física, etc). Organize o horário de trabalho para cada um, os espaços que ocuparão para realizar as discussões e as temáticas abordadas: assim será possível potencializar a troca de experiências entre os pares e abordar questões específicas dos profissionais. Esse formato pode ser adotado ao longo do ano, em outras situações formativas, conforme você assista no vídeo abaixo:

Alinhamento dos calendários
O Calendário Escolar da sua rede já está aprovado pelo Conselho Municipal ou Estadual de Educação e prevê o cumprimento de dias e horas letivos, como indicado na lei? Diversas outras providências, como ligadas à alimentação, ao transporte e às comemorações de cada escola dependem dessas definições. Essas datas também são referência para a organização da Agenda da secretaria ao longo do ano.

Na Semana Pedagógica, apresente as datas importantes para a equipe de educadores e indique que as escolas usem essa referência e façam adaptações em seus calendários e agendas conforme as datas afixadas.

Discuta sobre o PME
Retome o Plano Municipal de Educação (PME) elaborado em 2015 para compartilhar com os educadores seu Monitoramento e Avaliação. Indique o que já foi realizado e quais as perspectivas para o ano.

Atualize os dados no Conviva – e organize os acessos dos Gestores Escolares
Manter as informações cadastrais da equipe técnica e do Dirigente Municipal de Educação (DME) em dia no Conviva é essencial para o recebimento de informações corretas e para a permissão de acesso na plataforma. Esses dados são modificados por você e seus colegas sempre que necessário na área Minha Equipe, e é o pontapé para que os profissionais responsáveis por cada setor registrem os dados nas ferramentas correspondentes, impactando o trabalho ao longo dos próximos meses!

A Semana Pedagógica também é o momento da inclusão de novas pessoas na plataforma Conviva. Recentemente, ficou liberado o acesso para uma pessoa por escola, conforme você lê nesta notícia.

Pensando na importância de escolas e secretarias conhecerem os papéis e atribuições de cada instituição, e como uma pode apoiar a outra para promover a garantia da aprendizagem dos estudantes, criamos uma nova área de conteúdos no Conviva, que se chama Relacionamento entre SME e Escolas.

Fale sobre a preparação das escolas
Aproveite a reunião com os educadores para verificar quais serão as ações para acolhida dos alunos: as escolas estão limpas e enfeitadas para gerar bem-estar aos pequenos e aos jovens? De que forma as boas experiências podem ser trocadas entre os presentes? Preste atenção: esse assunto é contagiante, então fique atento para que ele não domine a pauta e tire espaço de outros temas.

 

Restrinja as palestras motivacionais
É importante que a equipe de educadores note que é bem-vinda, esteja feliz e receba por parte da prefeitura um incentivo para o trabalho no ano. Por isso, muitas secretarias investem em palestras motivacionais, que mudam a rotina e procuram envolver as pessoas. Porém, assim como no item anterior, não deixe que este tema consuma tantos recursos (financeiros ou humanos) da secretaria e nem excessivo tempo da Semana Pedagógica. Outros assuntos têm grande importância!

Se possível, convide o prefeito (ou prefeita) ou seu representante, ou ainda profissionais de outras secretarias para conversar com a equipe sobre temas de interesse do grupo. Outra opção é promover uma apresentação cultural de grupos da cidade ou das escolas, valorizando as manifestações locais.

Relembre sobre o direito de aprendizagem
Nas suas falas e no momento de eleger quais os temas abordados durante esses dias de planejamento, veja se a importância e o direito de as crianças aprenderem está contemplada. O trabalho dos profissionais precisa ser sempre direcionado para este foco.

 

*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar

Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 12 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse: www.convivaeducacao.org.br.

Aprofunde sua leitura