Educação X violência: como a escola pode proteger
Seminário no Rio de Janeiro reuniu especialistas e representantes do Unicef para apresentar recomendações para a Educação e proteção de jovens e crianças
“Precisamos garantir que nenhuma criança ou adolescente tenha medo de chegar na escola, nem de permanecer e de aprender nela. Os setores de saúde, segurança, assistência social e sociedade civil devem trabalhar juntos para que a escola seja um lugar de proteção”. Essas foram as palavras de Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, durante o seminário “Educação é Proteção contra a Violência”.
O evento foi realizado pelo Unicef e pela Cidade Escola Aprendiz em junho, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da sociedade civil e de grupos de jovens. Durante o seminário foi lançada uma publicação que apresenta recomendações para colaborar com os governos e a sociedade civil no planejamento de suas ações relativas à Educação e à proteção de jovens e crianças.
LEIA MAIS Como instaurar um bom clima escolar em regiões vulneráveis
Além disso, também foram mostrados dados como o de 2018, que mostrou que quase 6,5 milhões de estudantes da Educação básica pública estavam em distorção idade-série no país, ou seja, possuíam dois ou mais anos de atraso escolar.
Além da representante do Unicef no Brasil, também participou do evento Natacha Costa, diretora-executiva da Cidade Escola Aprendiz, que falou sobre direitos das crianças e fatores que interferem na presença delas na escola.
“O acesso e a permanência na escola estão ligados a fatores internos (oferta de espaços democráticos, reconhecimento das identidades, respeito à expressão de estudantes e professores), mas também externos (vulnerabilidades que ocorrem nas famílias e territórios). Por isso é essencial a mobilização dos diferentes atores da sociedade.”
Recomendações
Além das discussões, o seminário também foi local de lançamento da publicação “A Educação que protege contra a violência”, disponível para download no site do Unicef e na Biblioteca do Conviva. O material apresenta seis recomendações para colaborar com os governos e a sociedade civil no planejamento de suas ações relativas à Educação. “Fizemos um esforço coletivo para analisar e sistematizar as situações que protegem contra a violência no mundo, na América Latina e no nosso país”, disse Ítalo Dutra (foto no topo da página), chefe de Educação do Unicef no Brasil.
LEIA MAIS Diretor pode negociar com traficante? E chamar a polícia?
Confira abaixo quais são as orientações apresentadas por Ítalo e por Rosana Vega, chefe da área de Proteção à Criança do Unicef no Brasil (foto abaixo):
Gerar e usar evidências: o trabalho conjunto das instituições pode produzir escutas qualificadas para entendimento das necessidades de crianças e jovens dentro ou fora da escola, analisar as estatísticas e aplicar os conhecimentos na produção de políticas públicas.
Elaborar políticas e programas públicos para garantir a efetividade da legislação e das normas relativas à proteção de crianças e adolescentes: o Brasil tem leis e políticas que qualidade, mas o desafio ainda persiste na implementação de programas, projetos e ações.
Promover a intersetorialidade para a prevenção da violência e para a segurança dentro e fora do ambiente escolar: “A criança e o adolescente já estão protegidos se estão na escola. Mas a Educação precisa estar inserida em um sistema articulado com saúde, assistência social, justiça, cultura, esporte, de relações da comunidade e muito mais. Por isso o esforço deve ser coletivo para que entrem em prática ações reais”, disse Ítalo.
Quebrar o ciclo da produção e da reprodução da violência nas escolas: os conflitos que surgem na escola têm potencial para gerar diferentes atos de violência. Por isso é importante refletir e agir com estratégias variadas para não manter as ações violentas que atravessam as gerações.
Fortalecer as capacidades da escola, da comunidade e da rede de proteção para a prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes: internamente, a escola pode desenvolver debates e orientações para seus profissionais e prepará-los para atuar em família. Também é importante valorizar as ações que já existem.
Ressignificar o currículo e o projeto pedagógico para enfrentar a cultura da violência e do fracasso escolar: práticas pedagógicas democráticas e dialógicas contribuem para enfrentar as violências e violações de direitos, diminuindo conflitos e tornando a escola um espaço mais protetor. Não são apenas os conteúdos ou conhecimentos que devem ter atenção durante o trabalho, mas a forma como são trabalhados e articulados com outros setores.
Educação e violência no Brasil, BNCC e ODS
O seminário no Rio de Janeiro também apresentou outros destaques, como os dados relativos à violência e Educação, que podem ser conferidos na publicação “A educação que protege contra a violência”:
- O Brasil é o país com maior número de casos de homicídios de adolescentes em todo o mundo, em números absolutos. Entre 2007 e 2017, 107.279 adolescentes entre 10 e 19 anos foram assassinados. Só em 2017, foram 32 mortes por dia. As maiores vítimas são meninos negros de baixa renda e que habitam as periferias urbanas.
- Mais de 2,8 Milhões de crianças de adolescentes de 4 a 17 anos estavam fora da escola no país em 2015;
- Em 2018, quase 6,5 milhões de estudantes da Educação Básica pública estavam em distorção idade-série no país, ou seja, possuíam dois ou mais anos de atraso escolar.
- No Brasil, nem sempre o entorno da escola é considerado seguro. A violência que afeta um território também afeta a escola. Então, quando se reflete sobre a Educação que protege, é necessário discutir o caminho que o estudante faz de casa até a escola.
- É possível falar de violência “contra”, “da” e “na” escola. As diferenças são: a violência contra a escola inclui depredações do patrimônio, agressões aos profissionais, péssimas condições de trabalho e formação. A violência na escola é aquela que vem de fora e são extensões do cotidiano familiar, interferindo na dinâmica escolar. A violência da escola é aquela institucional, como violência sexual e de gênero.
- O Brasil tem importantes referências para a Educação como proteção contra a violência. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão indicadas dez Competências Gerais que devem ser objetivo da Educação Básica. Entre as que mais se relacionam ao assunto, o Unicef destaca as seguintes: a de número 7 (argumentar e promover os direitos humanos), a 8 (autoconhecimento e compreensão da diversidade humana), a competência 9 (exercitar a empatia e valorização dos diferentes saberes e identidades) e a 10 (autonomia, tomada de decisões com base em princípios democráticos e inclusivos).
- Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Unesco para orientar as políticas nacionais e atividades de cooperação internacional até 2030, o Unicef destaca dois relacionados à Educação: objetivo 4, que afirma “assegurar a Educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todos” e objetivo 16, que indica “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.
*Este texto foi publicado originalmente na plataforma Conviva Educação e adaptado para o site de Gestão Escolar
Conviva Educação é uma iniciativa da Undime e 13 instituições criada em 2013 para apoiar os Dirigentes Municipais de Educação no trabalho cotidiano. Há conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências disponibilizadas gratuitamente. Para conhecer, acesse:www.convivaeducacao.org.br.
Tags
Aprofunde sua leitura
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-