Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Um ano começa, novos compromissos e planos surgem

O momento entre o fim de um ano e o início de outro é importante para pensar em novos compromissos e novos projetos, inclusive aqui em Gestão Escolar

POR:
Marlucia Brandão
Com a chegada do ano, é hora de planejar quais compromissos manter e quais novos planos serão incorporados. Crédito: GettyImages

Toda virada de ano é um momento importante para todos: é quando pensamos muito sobre o ciclo que passou e começamos a elaborar projetos e propostas para o que está começando agora. Na escola, não há como ser diferente. Talvez a maior chateação se dê justamente com a determinação dos alunos que ficaram retidos por notas ou faltas. Mesmo em escolas cuja equipe se dedicou com afinco às reuniões de pais, às recuperações ao longo do ano, a elaboração de aulas e projetos dinâmicos e envolventes, sempre fica a pergunta: o que mais poderíamos ter feito? 

LEIA MAIS Como fazer a gestão de uma escola com poucos recursos

Aqui na EMEIEF Boa Vista do Sul, em Marataízes (ES), onde ocupo o cargo de gestora, pude acompanhar bem de perto toda a preocupação dos  professores e pedagogas ao longo do ano letivo 2019. Nossa escola tem trabalhado nesses três últimos anos com o lema de não deixar ninguém para trás. E é um lema difícil de ser cumprido, mas todo início de ano, nos comprometemos com ele novamente.

Talvez o ponto mais difícil para implementá-lo é garantir que o tripé que sustenta o bom trabalho na escola – composto por aluno, escola e família – precisam funcionar em harmonia e estar presentes durante todo o tempo. Quando um desses pilares enfraquece ou até não se envolve como deveria, a aprendizagem é comprometida e todos acabam perdendo, principalmente o estudante.

Compromisso para o ano novo

Nesse momento de virada, vale tentar recuperar nossas altas expectativas para todos nesses tripé. Professores valorizados e motivados, famílias presentes e atuantes no processo educativo de seus filhos, estudantes comprometidos consigo mesmos e empoderados do que desejam para seus futuros e os órgãos públicos investindo em tudo isso.

Alguns podem pensar que isso não passa de utopia, mas preciso reforçar que acredito na Educação, que acredito na escola pública (sou fruto dela) e nos excelentes profissionais que ainda a sustentam. Mesmo que muitos ainda experimentem o esquecimento do poder público, temos maravilhosos professores espalhados por milhares de escolas no país todo.

LEIA MAIS Como dinamizar os currículos com a cultura local

É importante, mais do que renovar os lemas de anos anteriores, buscar também inovações e maneiras de se reinventar. Grande exemplo disso, são as queridas marcas Nova Escola e Gestão Escolar, que eu e você temos o prazer de ver evoluir e se transformar. Como parte dessa transformação, me despeço deste blog.  Foi um grande prazer caminhar, desde julho de 2017, ao lado de cada um de vocês, que acompanham assiduamente ou esporadicamente nossas publicações. Aprendi muito durante esse período e mais do que isso, me senti ouvida e bem recebida pela de Nova Escola, que me deu a oportunidade de entrar na vida escolar de cada um de vocês.. Isso não tem preço!

Quero deixar aqui o meu muito obrigada a toda a equipe da Nova Escola e aproveitar para me despedir desse time nota 10.  

Um forte abraço e que 2020 venha cheio de novas possibilidades e sonhos!

Marlúcia Brandão

Marlucia Brandão é diretora da EMEIEF Boa Vista do Sul, em Marataízes (ES), desde 2016, e professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística Aplicada ao Português, Psicopedagogia Institucional e Ciências da Educação. Deu aulas em todas as etapas, da alfabetização à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi Secretária de Educação de Marataízes entre 2011 e 2012.

Aprofunde sua leitura