Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Colunas

Colunas Espaço de Convivência

Telma Vinha é professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Telma Vinha É professora de Psicologia Educacional da Universidade de Campinas (Unicamp)
5 4 3 2 1

Como usar melhor o espaço da escola na volta às aulas

A proposta pedagógica precisa estar presente em todos os ambientes escolares

POR:
Larissa Teixeira
Está certo que não precisa ficar parecendo revista de decoração, mas é importante que cada espaço seja pensando para o melhor uso na escola  Foto: Getty Images

 

O recesso escolar é um período que pode ser muito produtivo para os diretores e coordenadores pedagógicos. Com as crianças em casa, o momento é ideal para fazer o planejamento das atividades e a manutenção dos espaços físicos. 

Em parceria com os docentes e toda a comunidade escolar, o gestor pode discutir e planejar intervenções nas salas de aula, nos espaços de lazer, na sala dos professores e até mesmo na fachada da instituição. Afinal, a proposta pedagógica da escola precisa estar presente em todos os ambientes escolares. 

Para ajudar nessa tarefa, NOVA ESCOLA selecionou questões que destacam a importância do espaço físico para a aprendizagem dos alunos, com dicas do que pode ser feito para deixá-lo organizado antes da volta às aulas. Confira:

 

Aproveite o recesso para colocar a casa em ordem

O período de férias escolares pode servir para rever as necessidades da comunidade e planejar as adequações necessárias. Saiba como promover a manutenção dos espaços físicos e preparar as atividades para o ano letivo, garantindo uma volta às aulas com tranquilidade e qualidade.

 

Atenção à sala e aos professores

Investir na organização da sala destinada aos docentes é fundamental. Além de funcionar como um local de trabalho, o espaço é utilizado para descanso, trocas entre os educadores, acesso a informações, realização de encontros e reuniões de formação.

 

Cuidar da fachada é atentar para a comunicação com o entorno

Não são apenas os ambientes internos que precisam de cuidado. A fachada e os muros da escola possuem a função de se comunicar com o entorno, transmitindo muito do que se passa dentro da instituição para todos que a observam.

 

Como o diretor pode intervir no espaço físico das salas de aula

Por meio da gestão dos serviços, dos materiais e do tempo, o diretor deve garantir a infraestrutura e as condições para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra na sala de aula. Para isso, ele precisa observar o dia a dia da escola e trocar ideias com os professores, identificando os aspectos pedagógicos necessários para os alunos aprenderem.

 

Como fazer a gestão dos espaços de lazer

O pátio tem um valor simbólico muito importante para os alunos: é ali que eles interagem com os colegas e se divertem da maneira que quiserem. Cabe à equipe gestora cuidar para que esse espaço ofereça uma infraestrutura adequada ao uso e funcione, também, como um ambiente de aprendizagem