Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como o coordenador pode planejar e conciliar atividades

POR:
Larissa Teixeira
Organização é tudo: entender e colocar ordem nos processos da escola para começar o ano bem  Foto: Getty Images

Os coordenadores pedagógicos costumam ter rotinas muito atribuladas e precisam, em muitos casos, lidar com imprevistos que não estão necessariamente ligados à sua função. Para que eles consigam conciliar as tarefas mais burocráticas com as ações formativas, é extremamente importante fazer um bom planejamento e preparar os materiais que serão utilizados ao longo do semestre.

Montar um cronograma de ações e organizar os arquivos dos alunos, por exemplo, ajudam a garantir uma rotina mais tranquila durante todo o ano. Confira a seguir dicas que podem ajudar a planejar e definir as atividades do dia a dia na escola:

 

Rotina: uma ferramenta para organizar o trabalho pedagógico

Para ajudar na organização das atividades diárias, o coordenador pedagógico pode construir uma rotina adaptada à realidade da sua instituição. Dentro desse cronograma, é preciso haver espaço para momentos de estudo, reuniões de formação, atendimento aos pais, avaliação da aprendizagem dos alunos e encontros de planejamento com o diretor.

Como conciliar as tarefas burocráticas com as ações formativas

Para amenizar o excesso de tarefas e dar mais atenção à formação docente, o coordenador pode estabelecer algumas ações importantes, como compartilhar seu calendário semanal com a equipe e identificar os processos administrativos que não deveriam ser feitos por ele.

Dicas para lidar com imprevistos

Diariamente, os coordenadores precisam lidar com situações que não são necessariamente de sua responsabilidade. Para evitar que isso atrapalhe o seu trabalho, ele pode criar protocolos sobre como identificar e agir em um imprevisto.

Cinco pontos para organizar os portfólios dos alunos

O portfólio é um instrumento que revela o percurso de aprendizagem de cada um e contribui para entender quais são as necessidades educativas das crianças. Por isso, o material precisa estar bem organizado, principalmente no início de um ano letivo.

Como organizar o arquivo da coordenação para o próximo ano

O encerramento do ano letivo traz uma série de demandas burocráticas que a escola precisa resolver. Por isso, organizar e arquivar documentos importantes neste período é o primeiro passo para fazer um bom planejamento para o semestre seguinte.

Início do semestre: hora de planejar as ações de formação dos professores

Antes de iniciar o ano letivo, é preciso analisar os dados da escola e das turmas, elaborar um plano de intervenção pedagógica e levantar os conteúdos de aprendizagem que serão trabalhados com os alunos e professores.