Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como se preparar bem para o encerramento do ano letivo

Falta pouco tempo e ainda há muita coisa que pode ser feita para consolidar o trabalho da equipe e da escola

POR:
Marlucia Brandão
Crédito: Getty Images

Foi num piscar de olhos que novembro chegou e o ano letivo 2019 prenuncia seu fim: faltam apenas 30 dias letivos! 

Lembro-me claramente do estado de euphoria em fevereiro, quando tudo começava: o frenesi para receber bem os alunos, os professores, os pais e a correria para organizar bem todos os pontos e garantir um planejamento que mostrasse o que desejávamos para todo o ano.

LEIA MAIS    9 dicas e 4 modelos de roteiro para mudar o processo de avaliação em sua escola

Como tudo na vida tem começo, meio e fim – e cada etapa merece ser bem planejada e organizada para o todo ter coerência e ganhar sentido –, na escola não é diferente. Para que o ano tenha o sentido que buscamos com nosso trabalho, há alguns pontos que precisam ser evidenciados para que tenhamos um bom fechamento de ano escolar:

- Avaliar se todas as propostas

e objetivos do Plano de Ação 2019 foram alcançados; 

- Analisar tudo o que foi realizado, junto aos diversos atores (alunos, professores, equipe pedagógica, funcionários) para ver  o que deu certo e o que precisa ser melhorado;

- Realizar um balanço, através de gráficos, para detectar os pontos de avanço no aprendizado dos alunos (através de um simulado e/ou outros mecanismos avaliativos)

- Organizar toda a prestação de contas das verbas PDDE E PMALFA (são as duas que a nossa escola recebeu em 2019) e enviar aos órgãos competentes;

- Fazer o levantamento de todo material permanente, pedagógico e de expediente para fazer a solicitação à Secretaria de Educação para o próximo ano;

- Realizar autoavaliações de toda a equipe, inclusive do gestor para que possamos nos ver no processo e, consequentemente, melhorar no próximo ano;

- Coletar sugestões dos professores de sonhos e projetos para o ano letivo de 2020;

- Preparar junto ao Pedagógico um Conselho de Classe final bem estruturado e reflexivo, pois este é crucial na  vida escolar de muitos alunos, visto que o CC é majoritário e deliberativo.

LEIA MAIS   Como a Finlândia avalia o processo de aprendizagem de seus alunos?

Caro gestor, sabemos que são muitas tarefas e que algumas delas, senão todas, acabam sendo importantíssimas para se terminar bem o ano de 2019 e já deixar alguns nortes para 2020. É fundamental lembrar que o gestor não precisará realizar sozinho a maioria dos pontos elencados acima, mas sim juntamente com sua equipe. Esse trabalho conjunto facilitará todo o processo, tornando-o eficaz e dinâmico.

Desejo que tenhamos sucesso nessa etapa e que a nossa principal preocupação seja continuar dando sentido a todo o trabalho realizado no ano letivo.

Um forte abraço,

 

Marlucia

Marlucia Brandão é diretora da EMEIEF Boa Vista do Sul, em Marataízes-ES, desde 2016, e professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística Aplicada ao Português, Psicopedagogia Institucional e Ciências da Educação. Deu aulas em todas as etapas, da alfabetização à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi Secretária de Educação de Marataízes entre 2011 e 2012.

Aprofunde sua leitura