Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Manutenção dos sistemas de segurança da escola

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Muito cuidado!
Em uma escola, muitas vezes mais que em outros ambientes, é preciso promover e garantir que todos estejam a salvo de qualquer perigo. Hidrantes sem condições de uso em eventuais emergências ou extintores vencidos, por exemplo, representam um sério risco. Quando o tema é segurança, todo cuidado é pouco.

Pragas
- O período de férias escolares é perfeito para acabar com focos de ratos ou de insetos nocivos à saúde e que podem, ainda, trazer sérios prejuízos ao prédio escolar.
- Para promover a dedetização e desratização, contrate os serviços de uma firma especializada. Ela lhe dará maior segurança quanto à qualidade dos serviços prestados.
- Pragas como cupins, na maioria das vezes podem ser combatidas com produtos específicos e de fácil aplicação, encontrados em lojas de materiais de construção. Caso não seja possível, recorra a uma firma especializada.
- Todos os produtos utilizados devem ter licença para comercialização. A aplicação deve ser cuidadosa, evitando assim qualquer tipo de dano à saúde da comunidade escolar.

Muros, portas, grades e telas de proteção
- Em locais mais sujeitos a depredação, substitua os muros por gradil ponteado. Assim, todas as áreas da escola ficam à vista e as pichações são evitadas.
- Telas de proteção nas janelas e vãos existentes impedem a quebra de vidraças ou o acesso de estranhos. As telas ou as chapas perfuradas devem ser, preferencialmente, de ferro galvanizado (material protegido contra ferrugem) ou pintadas.
- Ao substituir ferragens e portas, procure utilizar materiais de qualidade. Não deixe faltar peças e impeça que as mesmas fiquem emperradas, pois o acúmulo de problemas como esses podem resultar na inutilização de partes inteiras do prédio.

Extintores de incêndio, hidrantes e mangueiras
- Hidrantes, mangueiras e extintores de incêndio são instrumentos essenciais no combate ao fogo, por isso, merecem cuidados especiais.
- É importante testar as mangueiras dos hidrantes a cada seis meses. Após seu uso é preciso secá-la em suspensão (nunca horizontalmente), facilitando o escoamento da água. Depois de seca, ela deve ser enrolada e guardada corretamente na caixa.
- Verifique periodicamente se os extintores de incêndio estão devidamente carregados, de acordo com o peso e conteúdo. É imprescindível averiguar também se a carga está dentro do prazo de validade.
- Lacres rompidos são sinal de que o extintor foi usado e não está recarregado. Contrate apenas firmas especializadas e credenciadas no Corpo de Bombeiros quando houver necessidade de recarga.
- Extintores carregados com pó químico ou CO2 podem ser usados indistintamente. Já extintores de água/gás não podem ser utilizados em redes elétricas.
- Funcionários e professores devem receber constantemente instruções sobre como manejar os extintores.

Recomendações gerais
- Todo cuidado é necessário quando o assunto é gás. Vazamentos em registros ou equipamentos devem ser sanados imediatamente.
- Botijões devem ficar posicionados em locais bem arejados e de preferência em áreas externas ao prédio.
- Falhas nas ligações do para-raio podem causar a queima do sistema elétrico do prédio, bem como acidentes com pessoas. Solicite um eletricista para garantir que a ligação esteja correta.

 


Manual de manutenção escolar

1ª parte | Recomendações gerais
Para começar
Cronograma
Caixa de ferramentas
Solicitação de obras

2ª parte | Detalhamento
Área externa
Infraestrutura
Segurança

Este manual foi desenvolvido com base na cartilha de manutenção da Diretoria de Planejamento da Rede Física da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e no Livro do Diretor: Espaço & Pessoas, do CEDAC - Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária.