Manutenção da área externa da escola
POR: GESTÃO ESCOLAR
A primeira impressão...
Com paredes descascadas, muros sujos, plantas mortas na entrada e piso quebradiço fica difícil criar um ambiente agradável e convidativo ao processo de ensino-aprendizagem. As áreas externas da escola são um cartão de visitas. Por isso, vale a pena dedicar esforços e manter tudo na mais perfeita ordem.
Jardim
- Efetue periodicamente a capina nos pátios internos, bem como em torno da escola.
- Árvores mais frondosas garantem sombras refrescante nos dias de sol.
- O muro ou a cerca da escola podem servir de apoio a trepadeiras que dão flores.
- Na época das chuvas, bichos como fungos e pulgões costumam proliferar nas plantas.
Para combatê-los, há uma série de receitas caseiras. Consulte sites especializados.
- Plantas que crescem muito rápido, como no caso das espécies utilizadas em cercas vivas, devem receber poda mensal.
- Nas regiões com verão mais seco o principal cuidado é não deixar o solo sem água, o que dificulta o desenvolvimento das plantas, que podem até sofrer desidratação.
- Em locais de chuvas constantes, é importante manter o solo afofado, a fim de garantir maior drenagem e aeração da terra.
Piscina
- Mantenha sempre a piscina limpa e em bom estado. No inverno, como a frequência cai, a limpeza pode ser mais espaçada.
- Folhas e detritos maiores que flutuam podem ser retirados com uma peneira.
- Verifique o ph da água e faça o uso de cloro para a eliminação dos germes.
- Para a perfeita decantação das pequenas sujeiras, recorra ao sulfato de alumínio. Aspire o fundo para complementar a limpeza.
- Após as chuvas, cheque o ph da água e aplique o cloro imediatamente, evitando assim que a água fique com aparência verde opaca. Repita o processo normal de limpeza.
- Limpe os filtros conforme a frequência de uso da piscina. Caso seja utilizada diariamente, limpe-os a cada dois dias.
- Garanta a segurança dos alunos. Tenha sempre uma equipe preparada acompanhando os pequenos e cubra a piscina com rede de proteção quando estiver fora de uso.
Recomendações gerais
- Lembre-se, escola (sempre) bem conservada inibe a prática de vandalismo.
- Toda vez que um vidro for quebrado, substitua-os imediatamente. Dessa forma você impede que a escola fique com uma aparência de abandono e, ao mesmo tempo, que os alunos se machuquem.
- Campanhas permanentes podem ser administradas pela escola para que alunos e comunidade não pratiquem pichações nem danifiquem o patrimônio escolar. Ao promover a integração, aumenta o respeito da vizinhança pelos acontecimentos que envolvem a escola.
- A boa sinalização na unidade escolar facilita a circulação do público em geral. Procure manter todas as placas, cartazes e quadros de aviso sempre em bom estado.
- Informe-se junto aos órgãos competentes sobre normas técnicas relativas à construção de acessos para alunos portadores de deficiências físicas.
1ª parte | Recomendações gerais
Para começar
Cronograma
Caixa de ferramentas
Solicitação de obras
2ª parte | Detalhamento
Área externa
Infraestrutura
Segurança
Este manual foi desenvolvido com base na cartilha de manutenção da Diretoria de Planejamento da Rede Física da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e no Livro do Diretor: Espaço & Pessoas, do CEDAC - Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária.
Tags
Assuntos Relacionados
- Lidas da semana
-