Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Dicas gerais sobre manutenção escolar

POR:
GESTÃO ESCOLAR

Não raramente, existem maneiras distintas de se resolver um mesmo problema. Com a manutenção do patrimônio escolar também é assim. Por isso, antes de decidir sobre um conserto ou obra, leve em consideração as questões abaixo.

- Estar em dia com a manutenção, arrumando e recuperando aquilo que está quebrado, solto, descolado ou descascado evita maiores gastos no futuro.

- Ao realizar um reparo, verifique se é possível fazê-lo sem a ajuda de um técnico e até mesmo sem a autorização da Secretaria de Educação à qual a escola é vinculada ou da Secretaria de Obras e Saneamento de seu município.

- Caso o conserto ou a reforma exijam uma verba maior que a disponível, estude as várias maneiras para levantar o dinheiro. Informe-se sobre recursos de financiamento público, como Fundbe e o Fundescola.

- Sempre que preciso, envolva a comunidade. Promova eventos para a arrecadação de fundos e mobilize pessoas que podem colaborar com novas ideias.

- Lembre-se: existem infinitas soluções para resolver problemas de espaço que não uma obra. Mudar móveis de lugar, trocá-los por outros, colocar vasos de plantas etc. Tudo isso pode tornar o espaço mais agradável.

 


Manual de manutenção escolar

1ª parte | Recomendações gerais
Para começar
Cronograma
Caixa de ferramentas
Solicitação de obras

2ª parte | Detalhamento
Área externa
Infraestrutura
Segurança

Este manual foi desenvolvido com base na cartilha de manutenção da Diretoria de Planejamento da Rede Física da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e no Livro do Diretor: Espaço & Pessoas, do CEDAC - Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária.

Tags