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Final de semestre, tempo de avaliar o que foi bacana e o que precisa ser melhorado

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Fazer de reuniões de feedback é fundamental no processo de avaliação

Quando chega o mês de junho, todo coordenador pedagógico precisa dedicar um tempo para fazer a avaliação da equipe docente.  É claro que na escola estamos o tempo todo fazendo avaliações, reflexões e escolhas, mas o corre-corre do dia a dia faz com que resolvamos problemas mais pontuais. Nem sempre dá tempo de parar para analisar o todo da forma como gostaríamos, não é? Por isso, me organizo para dedicar muitas horas dos dias de junho para isso! E elas são realmente necessárias!

O final do 1º semestre é o momento em que vamos interromper o ano letivo e retomá-lo dali a algumas semanas. É o meio de uma etapa, que será continuada no e com o mesmo grupo – hora de avaliar o que foi bacana e o que precisa ser melhorado, afinal, teremos ainda mais 4 meses inteiros para ajustar o que achamos que não foi muito bom.

Como organizo esse processo

Na minha escola, utilizo um instrumento que foi elaborado juntamente com o grupo de professores há alguns anos. Trata-se de uma ficha de avaliação, revisada sempre que considerarmos necessário (vocês podem acessar o modelo aqui).

Faço assim: em um horário de trabalho coletivo, cada professor preenche o impresso fazendo uma autoavaliação e me entrega. Os pontos avaliados por eles são: planejamento, gestão de classe, aprendizagem das crianças e relações sociais ou profissionais.

Leio cada uma das fichas deles e escrevo um relatório, que nada mais é do que uma devolutiva para cada professor. Nesse documento, registro primeiramente todos os aspectos positivos de sua atuação. Depois, listo alguns itens que podem ser melhorados, especificando bem porque e como eles podem melhorar. Quanto mais detalhado ele for, melhor. Percebo que os professores aceitam criticas mais facilmente se elas estiverem bem embasadas.

Quando termino a minha avaliação, agendo uma reunião (que dura cerca de 45 minutos) com cada professor para dar a ele o retorno.  A diretora de escola colabora em todo o processo. Inclusive, sentamos juntas para dar o feedback aos professores. Porém, é minha atribuição acompanhar a aprendizagem dos alunos, registrar os processos durante o semestre e elaborar o relatório final.

Qual é o resultado de tudo isso? Os professores consideram as sugestões de melhorias e, principalmente, ficam muito satisfeitos com o reconhecimento de seus trabalhos. Por isso, eu procuro sempre valorizar as qualidades das pessoas que fazem parte da minha equipe. Mesmo sendo uma avaliação que não impacta nos salários deles, ela é muito válida! Depois desse trabalhão, arquivo uma cópia junto com as autoavaliações feitas por eles e entrego uma cópia para o professor.

Vocês já começaram esse processo nas escolas de vocês? O que acharam da minha forma de organizá-lo? Não se esqueçam desse momento tão importante!

Beijos, Leninha