Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

Como administro meu tempo na escola

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Montar uma agenda semanal me ajuda a lembrar de todos os compromissos

Como é difícil administrar o nosso tempo na escola, não é mesmo? Por isso é que eu considero muito importante fazer um planejamento da rotina de trabalho – prevendo o que pode ser previsto e contando um tempo para imprevistos.

Hoje eu vou contar para vocês como eu faço para organizar o meu dia a dia na escola. Primeiro eu listo, numa planilha simples, todas as atividades correspondentes às minhas funções – que distribuo pelas quarenta horas de trabalho semanal. É claro que muitas “coisas” que acontecem no dia-a-dia fogem do nosso planejamento, mas é preciso não perder o foco nas atividades que dizem respeito à minha função de coordenadora.

Numa planilha semanal (clique aqui para baixá-la), eu coloco as atividades permanentes, que devem acontecer toda semana. Tudo o que eu faço além do planejado para o dia registro num segundo campo, o de “outras atividades realizadas”. Isso me ajuda a entender por que, algumas vezes, não cumpri a integralmente a agenda do dia. Enfim, ao final da semana consigo visualizar o que foi ou não trabalhado. Mensalmente, apresento à diretora da escola minhas rotinas, ela analisa e dá sugestões. Tudo isso é documentado e arquivado.

Além das atividades permanentes da semana, existem outras que são bimestrais na escola em que eu trabalho. Como, por exemplo, analisar os portfólios das classes. Quando vou dar a devolutiva aos professores, deixo um horário individual, de pelo menos cinquenta minutos, para conversarmos. Esses compromissos também precisam ser previstos no meu planejamento. Reuniões de pais e de conselho também devem ser incluídas aqui. Visualizar a semana toda numa única planilha me ajuda a conseguir retomar os objetivos propostos, pois às vezes parece que passa um furacão e aí paro e penso. “Epa”? “Volte ao foco do seu trabalho”, ou, “pera aí, onde é que eu estava mesmo”?

Colocar tudo no papel me ajuda a organizar a agenda, faz com que eu não me esqueça de nenhum compromisso (rotineiro ou sazonal) e permite que eu divida o meu tempo para todas as áreas que me dizem respeito. Acho que funciona muito bem. Vocês não acham? Aproveitem o espaço para compartilhar as experiências bem sucedidas de gestão do tempo que possuem.

Um beijo, Maria Inês