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Uma boa relação entre coordenação pedagógica e diretoria é fundamental

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Eu e minha diretora Cleuza Maria: parceria para melhorar a aprendizagem dos alunos

Na EE Profª Maria Aparecida dos Santos Oliveira, em Ibitinga (SP), eu e a minha diretora, a Cleuza Maria Estronioli de Castro, formamos a equipe gestora da escola. Enquanto grupo, acredito que nós duas devemos trabalhar para alcançar os mesmos objetivos, isto é, o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. Minha função é atuar na formação dos professores e a partir da observação dos que os alunos estão aprendendo. Ela deve zelar pelo bem de toda a escola e garantir que as crianças aprendam.

Apesar de possuirmos objetivos comuns, temos funções específicas – enquanto o diretor proporciona condições de trabalho ao coordenador, este se responsabiliza pelo aspecto pedagógico da escola. A clareza da função do coordenador é muito importante, não só para o diretor, mas por todos da escola. Vocês acham impossível? Não é. Vou contar como é minha relação com a diretora da escola em que trabalho.

O que cabe a quem

Tenho autonomia para desenvolver meus projetos e trabalhos, mas, embora eu tenha essa autonomia, sempre peço opinião para a diretora da escola antes de desenvolver alguma ação. Também a deixo a par de tudo o que faço enquanto coordenadora. Analisamos, discutimos, discordamos, concordamos e juntas, tomamos as decisões necessárias – sempre visando a melhoria da aprendizagem dos alunos. Penso que mostrar de forma clara o que estou fazendo e recorrer a ela sempre que surge uma dúvida seja a melhor forma de mantê-la a par de tudo o que acontece na escola e me diz respeito. Ela também faz isso. Assim, não interferimos uma no trabalho uma da outra e cultivamos uma relação é bastante tranquila.

Tudo isso é possível graças à confiança que temos uma na outra. Nem eu nem ela estamos ali para ser uma fiscal do trabalho da outra, no sentido negativo da palavra. Por isso, atribuo grande parte das ações desenvolvidas dentro da instituição ao bom relacionamento que temos.

Essa boa relação é muito importante no trabalho, principalmente quando se pretende mudar a “cara da escola” e é o que todos nós queremos e trabalhamos para isso. Tem mais um detalhe, o diálogo tem sido constante nessa caminhada e as reuniões da equipe gestora também. São momentos que discutimos a escola e redirecionamos nossos trabalhos. Tem dado certo! A dinâmica dessas reuniões é assunto para um próximo post.

E vocês, conseguem um diálogo com seus diretores? A função de cada um é bem clara para vocês? Aproveitei e separei as reportagens que já saíram em Gestão Escolar sobre o assunto. Espero que ajude!

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