Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

5 textos de uma Educadora Nota 10 para repensar a gestão escolar

A coordenadora pedagógica Joice Lamb é uma das vencedoras da edição 2019 do Prêmio Educador Nota 10. Elegemos os nossos cinco textos preferidos de Joice, que já foi colunista de NOVA ESCOLA GESTÃO

POR:
Laís Semis
Crédito: Mariana Pekin

O Prêmio Educador Nota 10 é a principal premiação da Educação Básica brasileira. Na edição de 2019, entre as vencedoras está uma coordenadora pedagógica: Joice Lamb. Ela coordena o trabalho pedagógico da EMEF Profª Adolfina J. M. Diefenthäler, em Novo Hamburgo (RS), e está sendo reconhecida pelo seu trabalho “#aprenderecompartilhar – Escola inovadora” (conheça seu projeto aqui). 

Joice Lamb foi colunista de NOVA ESCOLA GESTÃO nos anos de 2017 e 2018. Em seus textos, a coordenadora compartilhou ações para colocar em prática na escola, trouxe dicas para melhorar processos do dia a dia e reflexões sobre a profissão. Elegemos os nossos cinco textos preferidos publicados em sua coluna como indicações de leitura:

1. “Quando eu me pergunto se ser professor realmente vale a pena
Você já se fez essa pergunta ao longo da sua trajetória docente? Nesse texto, Joice relembra que ser professora nunca foi seu sonho de infância, mas quase 30 anos depois, este pensamento não poderia estar mais equivocado. Leia aqui.

2. Escrever a mão ainda é essencial?
Em um mundo cada vez mais digital, as crianças, desde muito pequenas, se apropriam de teclados em computadores, tablets e celulares. Nesse contexto, em que digitar é muitas vezes mais comum do que escrever a mão, o dilema bate na porta da escola. É sobre isso que Joice reflete nesse texto.

3. Conselho de Classe: 7 dicas para avaliar os alunos (sem dar "sentença")
Você já sentiu alguma vez que o conselho de classe da sua escola parece uma inquisição? É justamente para evitar esse movimento e fazer da reunião um momento produtivo que a coordenadora compartilha sete dicas de ouro para o conselho de classe

5. Observação de aula: coordenador, não seja um estranho na sala
É comum que os professores não se sintam muito confortáveis com a presença do coordenador em suas aulas. Entretanto, é preciso afastar esse mal estar e entender que a observação traz muitos insumos para o trabalho da coordenação e do próprio professor. Para ajudar, Joice destaca alguns processos que utiliza e que colaboram para a boa observação de aula.

5. A verdadeira função do coordenador pedagógico
Sem listar o que cabe ou não na lista de atribuições da coordenação, a Educadora Nota 10 relembra o que a fez migrar da sala de aula para a gestão e o como enxerga as funções do cargo.