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Análise de um projeto didático de Natureza e Sociedade para o grupo de 3 e 4 anos: o que não pode faltar e o que não deve entrar?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

Os pequenos se encantam por quase tudo que está ao seu redor: da bolha de sabão à borboleta que passa, até a escada perigosamente deixada no corredor.  Dado esse interesse natural e disponibilidade para por a mão e experimentar tudo, assegurar os princípios didáticos da área de Ciências, que são específicas e diferentes da linguagem oral ou da Matemática, se faz necessário.

Para exemplificar vou relatar as observações que fiz para discutir com os professores a melhoria das propostas e encaminhamentos do Projeto Filhotes (Infantil I).  Acesse aqui como era o projeto antes da revisão. Depois da reunião de planejamento para o segundo semestre, descobrimos que precisaríamos fazer várias alterações:

  • Escolher melhor quais animais estudaríamos, para o projeto que fosse instigante para as crianças e também deixasse evidente diferentes modos da mamãe cuidar de seu filhote;
  • Assegurar que as crianças tenham espaço para pesquisar, levantar hipóteses, comparar informações e que o brincar esteja presente;
  • Envolver as famílias em algumas etapas;
  • Retomar a importância de o professor ter estudado antecipadamente cada animal para ter conhecimento do assunto;
  • Selecionar material para o desenvolvimento do planejamento como imagens que serão utilizadas para a leitura, os trechos dos filmes que serão passados para as crianças;
  • Haver uma orientação ou reunião prévia no clube que tem um mini zoológico (lugar onde os alunos visitam no decorrer do projeto) para que os biólogos foquem as explicações de acordo com o projeto e as competências da faixa etária;
  • Repensar algumas atividades que estão no projeto mas não trazem nenhuma contribuição específica para os objetivos deste.
  • Ler atentamente as Orientações Didáticas (OD) e reescrevê-las para que fique muito claro quais são os encaminhamentos do professor.

Bem, essas anotações são para me orientar na reunião com os professores, quando sentamos para revisar o projeto vou apontando, questionando e sugerindo o porquê seria melhor revisarmos tal atividade.

Quando a questão é falta de clareza na orientação didática, solicito para um professor que ainda não desenvolveu esse projeto ler a atividade e a OD e nos conte como faria na prática, geralmente fica nítido que as explicações estão insuficientes e no mesmo momento já fazemos a reescrita coletivamente, para ficar explicita a ação do professor.

Aqui vai um link da revista Nova Escola que pode contribuir para saber mais sobre esse eixo

O projeto ficou assim depois da revisão (projeto reescrito). As atividades agora estão contemplando a especificidade da didática da área de Ciências Naturais, as orientações didáticas (OD) estão mais claras, permitindo o encaminhamento em sala de aula mesmo que um professor não tenha participado de todo o processo de produção e a sequência de atividades está mais organizada e coerente. Tenho claro que este mesmo projeto ainda pode ficar melhor, mas essa será uma tarefa para a avaliação ao final da aplicação dele, esse ano, e para o próximo grupo de professores, em 2013.

O que você acha que temos de assegurar no eixo de Natureza e Sociedade? Quais projetos são desenvolvidos na sua escola?

Um beijo, Leninha