Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias
5 4 3 2 1

O Coordenador forma o Professor. Quem forma o Coordenador?

POR:
Muriele Massucato, Eduarda Diniz Mayrink

As reuniões de formação me deixam apta a capacitar a minha equipe

Pensar na formação dos coordenadores pedagógicos é algo muito importante e sério, principalmente porque somos nós quem fazemos a formação dos professores da escola. Vou contar como funciona a minha formação na rede de ensino em que trabalho, no caso, a rede estadual de São Paulo.

Recebo formação e orientação técnica (praticamente toda semana) na Diretoria de Ensino de Taquaritinga. Minha escola é estadual e pertence à D.E. de Taquaritinga. São formações e orientações nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Em Língua Portuguesa, discutimos questões da leitura e da escrita e em Matemática, novas metodologias para o trabalho da área, bem como o seu currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Eu tenho três formadoras, duas são coordenadoras pedagógicas da oficina pedagógica da Diretoria de Ensino, responsáveis pelos anos iniciais do Ensino Fundamental. A terceira é integrante da equipe responsável pelas ações de formação do Ensino Fundamental / anos iniciais do Programa Ler e Escrever, da Secretaria de Estado da Educação, que vem mensalmente até a Diretoria de Ensino a qual pertence a escola que trabalho.

Essa formação que recebo na Diretoria de Ensino é muito importante porque vai ao encontro do currículo proposto para o Ensino Fundamental, ou seja, aprendemos para ensinar os professores. Além da formação recebida pela Secretaria de Estado da Educação, também leio bastante sobre as formações que preciso fazer com os professores em livros, revistas e trabalhos acadêmicos.

O fato de eu trabalhar também com formação de professores num curso de Pedagogia me faz estar sempre atualizada. Costumo dizer que do meu trabalho como coordenadora pedagógica, levo para os meus alunos da Pedagogia a prática e da Pedagogia levo a teoria aos meus professores.

Sempre reflito sobre o meu trabalho na escola e isso é possível pelas avaliações que os professores fazem de mim no final de junho e em dezembro, que me possibilitam fazer redirecionamentos da minha prática. Também sou avaliada pela diretora da escola e supervisora da escola, que podem reconduzir ou cessar a minha designação.

E na sua escola, quem forma o coordenador?

Beijos, Maria Inês